sábado, 30 de setembro de 2017

Homem Nu, arte ou crime??



Essa semana está em foco a arte apresentada no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), onde um homem nu, que fez a performance La Bête, inspirada em esculturas da série Bichos, de Lygia Clark, onde ele é manipulado pela plateia pra aparentar algum animal. Mas a polêmica veio pelo simples fato de uma criança ter tocado em seus pés durante a apresentação, onde os "moralistas e preservadores dos bons costumes" alegam pedofilia, então vamos por os pingos nos is:
PEDOFILIA
substantivo feminino
 1. Perversão que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças;
 2. Prática efetiva de atos sexuais com crianças (p.ex., estimulação genital, carícias sensuais, coito etc.).

Visto assim, o ato não pode ser considerado crime, pois não se estendeu a nenhuma das descrições acima. 
Agora o meu ponto de vista em relação a isso tudo, pra mim não é arte, sou professora de Educação Física que por diversas vezes fiz atividades assim com meus alunos, onde trabalha-se expressão corporal e criatividade, mas a atividade tinha um foco e objetivo. 
Tem muito nu que é sim uma verdadeira obra de arte, mas não é porque tem muitos que são que devo considerar todos. Creio que arte é uma questão de ponto de vista, vejo quadros horrorosos sendo vendidos por pequenas fortunas em exposições e outros lindos, que por vezes são feitos ao vivo nas ruas, são vendidos por miseres reais.

 Aí vem você e me fala assim: "Ah!! Você não entende nada de arte Fernanda.", realmente, devo não entender mesmo, mas a visão de arte depende de quem ver. 
Voltando ao assunto do homem nu no museu, apesar de eu ser naturista e ver o nu como algo natural, o ocorrido na minha opinião não é arte, e utilizar dessa desculpa para incentivar uma criança (que não é acostumada com o nu masculino) a tocar no corpo do "artista" foi abuso de poder da mãe, mas vejo também, como um motivo pra criar um furdúncio e a população esquecer por um momento das roubalheiras da política. Eu, particularmente, não permitiria tal ato com a minha filha, mas não vi como pedofilia.
A criança tem que conhecer e entender o corpo humano nu de forma simples e natural, minha filha é naturista desde que nasceu, hoje ela está com 9 anos, continua frequentando o naturismo e o homem nu pra ela é somente um homem nu, pois ela foi criada nesse entendimento, veja mais sobre essa vivência nesse vídeo: Fim de semana totalmente naturista. 
Mas a cena da menina que devia ter uns 5 anos, sendo incentivada a tocar o homem nu, pra mim foi desnecessária, um exposição a imagem dela que não teve fundamento, mas também não é motivo pra tanto alvoroço, o que realmente é grave no país ninguém fala, que é a exploração sexual infantil, o tráfico de crianças, as festinhas sem supervisão de adultos, menina de 12 anos grávida, menino de 12 anos com porte de arma, que tal começarmos a sermos indignos com essas ações que são sim gravíssimas.
Enfim, esse foi apenas o meu ponto de vista, não quero criar mais mimimi e sim, mostrar que por vezes, o bicho papão que está na sua cabeça é somente imposto aí para que você possa se distrair do verdadeiro caos da realidade.. 

*Algumas partes do texto foram retiradas devido a mudança de opinião.

5 comentários:

  1. concordo em gênero número e grau. Não vejo qqr vertente artística. Talvez coubesse mais para uma aula de anatomia. Quanto as crianças estarem lá e responsabilidade obsoluta dos pais. porém a exposição das imagens nas midiasdeveriam ter sido mais cuidadosas já q isso sim pode ser considerado abuso pois essas imagens difundidas fora do contexto nas redes sociais ou outro veículo podem causar problemas e até danos morais. De resto como tudo q vem acontecendo.nos tempos de mídias rápidas. as pessoas falam um.monte de asneiras sem.nem ter checado a fonte. Pior de tudo e saber q os naturistas ainda tem muito chão pra deixarem de ser esse bicho papao que devora criancinhas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito, mas a mídia sempre irá mostrar o que eles consideram melhor (pra eles), isso pra mim foi mais uma jogada pra abafar as polêmicas da política, o jeito é respirar fundo e seguir, mostrando que a nudez é algo sim natural, mas que até pra isso tem limite.

      Excluir
  2. Discordo em gênero. número e grau. Duas questões se sobrepõem com relação a esta questão: primeiro o que é arte. Não me sinto em condições de discutir se a performace pode ser considerada arte ou não. Deixo para especialistas. A segunda questão é de cunho moral, se relaciona ao problema da interação entre um homem num e uma criança do sexo feminino.
    A cena trata de uma menina de 4 anos que é estimulada pela mãe a tocar o corpo de um homem nu, que se encontra deitado. O video mostra que a menina toca rapidamente os pés, a mãe e o tornozelo do homem.
    Entendo que nada desta cena indica abuso sexual, pedofilia ou estimulo de caráter sexual que possa trazer problemas de ordem moral ou psicológico à criança. Aliás, a polêmica gerada, completamente desnecessária, poderá ser mais prejudicial do que a relação em si.
    Pesquisas cientificas demonstram que a exposição da nudez sem caráter sexual a crianças não implicam em problemas ou traumas psicológicos. Então por que tanta polêmica ? Qual o significado disto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que você tenha lido o texto, porém não entendido, momento algum foi dito que teve caráter sexual e ainda coloquei a definição de pedofilia, mostrando que o mesmo não se tratava disso, também não foi dito que trará mal psicológico na criança e entendo que crianças que são expostas a nudez humana desde pequenas cresçam melhores, veja alguns artigos anteriores que irá entender do que estou falando e nesse mesmo texto falo da minha filha que é naturista desde que nasceu.
      E a questão da polêmica, concordo que está sendo demais, visto que também falei sobre isso no texto.
      Sendo assim, peço que releia o que está escrito na matéria para melhor entendimento.

      Excluir
  3. Concordo com a posição da Nanda e creio que o objetivo tenha sido desviar o foco de outros assuntos importantes que ocorreram na semana,uma cortina de fumaça.De qualquer forma o acontecido leva a reflexões positivas sobre arte,censura,noções do que é ou não considerado abuso e prepara a sociedade para tentar analisar melhor o que de fato seja aceitável e natural de exageros cometidos em nome da arte.

    ResponderExcluir

Naturismo em Rio Grande do Norte.

Nasce mais um grupo naturista, NU-RN (Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte), onde já estão pensando em criar a primeira praia naturista...